O cooperativismo moderno tem suas origens na Inglaterra do século 19, em meio à Revolução Industrial. Já a cultura startup é recente, derivada do que está ocorrendo nas últimas décadas no Vale do Silício. Assim, o título desse artigo faz sentido? Há algo em comum entre esses dois movimentos econômicos e sociais?

 

Observe alguns princípios a seguir, e tente posicioná-los como pertencentes à cultura startup ou ao cooperativismo: adesão livre e voluntária; gestão democrática; participação econômica proporcional à sua contribuição; autonomia e independência; educação, formação e informação; conexão com outros atores do mercado e compromisso com a comunidade. Se você conhece esses princípios, sabe que são os basilares do cooperativismo, mas se não os conhece e quiser opinar que são conceitos ligados à cultura startup, eu tenderia a concordar com você! Pense que os criadores de startups estão lá por acreditarem no sonho, estruturam suas empresas de forma democrática e participativa, cada um contribui com os recursos que possui, a ‘galera’ das startups busca o auto-desenvolvimento constante, há forte conexão com outras empresas e via de regra desenvolvem suas regiões. Talvez possamos acrescentar que a lógica das startups está também ligada à tecnologia, à experimentação de modelos de negócio e ao conceito de ‘escalabilidade’, onde se pode crescer rapidamente sem a dependência de recursos físicos.

 

Enfim, se você é ligado ao cooperativismo comece a olhar com mais atenção para o que está acontecendo no mundo das startups, pois talvez poderá encontrar boas oportunidades para a sua cooperativa. Porém, se você é da cultura startup, olhe para um novo e incrível mundo chamado cooperativismo, que é moderno, “cool” e parece crescer ainda mais em momentos de crise. Se esses dois movimentos se conectarem, há aí infinitas possibilidades.

 

 

 

Please reload

Featured Posts

Aprenda em 4 temas como transformar gestores comuns em líderes criativos e inspiradores para tornar a sua empresa muito mais inovadora em 2017!

March 28, 2017

1/2
Please reload

Recent Posts

September 26, 2019

September 17, 2019